Qualidade
FACULDADE SUMARÉ
Qualidade
Gestão de Tecnologia da Informação – STIN1B
São Paulo
2012
SUMÁRIO
1 Resumo 2
2 Introdução 3
3 Definição e conceito de qualidade 4
4 Ciclo PDCA 5
5 Gestão de Qualidade total 6
6 Programa 5s – Mudando o nosso ambiente 7
7 5W2H 9
8 Referencial teórico 10
9 Citações 10
10 Conclusão. 13
11 Referências bibliográficas. 14
Resumo
A qualidade surge quase de maneira imperceptível, quando o ser humano se deparou com a busca por melhoria, um fato muito simples, mas de grande valia desde os primórdios da raça humana até os dias atuais, arriscaria dizer busca incessante que se estenderá a um futuro distante.
Inicialmente os artesões produziam suas peças, ele desenvolvia todas as etapas da produção de sua peça. Nesse momento entramos na Revolução Industrial e devido ao avanço alcançado nas relações de trabalho surge a necessidade de se produzir mais em menor tempo. Por mais que os trabalhadores fossem empenhados a trabalharem por várias horas ainda sim eram insuficientes sendo assim surgem as máquinas. Uma mudança que visionária.
Como os seres humanos nunca ficam satisfeitos continua em busca de melhorias, surgindo então a linha de produção, entendeu-se que quando se faz muitas vezes a mesma coisa ganha-se agilidade e se produz mais em menos tempo. Porém nem tudo é perfeito e essa pressa em produzir não permitia que se desse importância a qualidade do que era produzido. Devido surge a necessidade de ter alguém avaliando o que era produzido, alguém que identifica-se imperfeições. Identificando quais peças tinham sido fabricadas com qualidade inferior ou superior umas das outras.
Dessa forma inicia-se a evolução da qualidade.
Com dificuldades econômicas após a guerra o Japão procurava maneiras de se reestruturar e encontra na área industrial um possível ponto de