Qualidade no desenvolvimento de software utilizado CMMI nível 2 e 3: Estudo de Caso em uma Empresa no ramo de crédito
Resumo. Esse artigo teve o objetivo de mostrar a mudança na qualidade de software dentro de uma organização com a utilização do CMMI nível 2 e 3 e a transição para o modelo. O objeto de estudo utilizado foi uma equipe de desenvolvimento de uma empresa brasileira do ramo de crédito de grande porte, ou seja, uma software house dentro da organização. A análise parte de um cenário onde a empresa estudada já possui uma metodologia e uma cultura própria de processo de desenvolvimento adquirida ao longo do tempo e que a partir de um determinado momento passa a implementar um novo modelo baseado num processo de mercado.
Palavras-chave: CMMI, Qualidade de software, Metodologia, Processo
INTRODUÇÃO
Este artigo foi desenvolvido através de um estudo de caso numa empresa do ramo de crédito, com o objetivo de analisar uma equipe interna na empresa, especificamente na fabrica de software, na qual tem a função de construir sistemas de consultas através de demandas das áreas de marketing e de produtos.
Numa fábrica de software uns dos grandes problemas a ser resolvido é o retrabalho em sistemas teoricamente finalizados e prontos para serem homologados pelo cliente final. A origem das ocorrências de erros e falhas encontradas durante e depois do desenvolvimento acontecem no inicio do projeto, na coleta de requisitos. A interpretação da regra de negócio acaba sendo grande vilã no ciclo de um sistema. O intuito deste estudo é de agregar pontos relevantes dentro da empresa na transição de um modelo de desenvolvimento definida pela própria cultura interna até a utilização do método estruturado, baseado na qualidade no desenvolvimento de software em diferentes etapas do processo de criação do sistema. Baseado na qualidade, o estudo conclui a análise através dos resultados obtidos e o crescimento de produção dos