Qualidade na industria mecanica
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DARIO GERALDO SALLES-CEDUP
FMEA-ANÁLISE, EFEITO, MODO E FALHA.
REDUNDÂNCIA
QUALIDADE NA INDÚSTRIA MECANICA
ALUNA: ILDA FILIPI
CURSO: GESTÃO DA QUALIDADE
TURMA: 1M4
ORIENTADOR: ROBERTO
Joinville
Maio/2011
Introdução
A ferramenta Análise do Tipo e Efeito de Falha – FMEA foi desenvolvida em 1949 por militares americanos.
Ela possibilita a antecipação ou identificação de falhas ou possíveis falhas, tanto no produto como no processo, e seu objetivo é evitar a ocorrência de falhas nos sistemas e nos equipamentos, e alguns autores identificam a sua aplicação também nos processos administrativos.
Conceito
Capaldo: FMEA “é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e de propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo”.
ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores):reconhece e avalia a falha potencial de um produto ,processo e seus efeitos,identifica que elimine ou reduz a uma falha ,documentando todo o processo de analise.
Para Slack são sete os passos que devemos seguir: * Identificar todas as partes componentes dos serviços, * Listar todas as formas, onde os componentes podem falhar, * Identificar os efeitos possíveis das falhas (tempo parado, insegurança, necessidade de ajustes e/ou consertos, efeitos para os clientes) * Identificar todas as causas possíveis das falhas para cada modo de falha. * Avaliar a probabilidade, a severidade, a detecção dos efeitos da falha * Identificar o número de prioridade de risco (NPR). * Desenvolver ações para minimizar as falhas identificadas
Tipos de FMEA Os tipos de FMEA’s diferenciam-se somente pelo objetivo, são:
FMEA DE PRODUTO: São as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. O objetivo é evitar falhas no produto ou decorrentes do projeto.
FMEA DE PROCESSO: