qualidade maçonica
01 - O SÓCIO DO CLUBE - Só comparece às reuniões sociais e às festas brancas porque acha as reuniões da Loja monótonas e cansativas. Normalmente não está em dia com as suas obrigações financeiras. Não tem tempo para procurar os irmãos.
02 - O SÓCIO CONTRIBUINTE - É aquele que paga para não ser incomodado. Está sempre em dia com suas obrigações financeiras e contribui com altas somas de metais para campanha qualquer. Só não tem tempo para freqüentar a Loja e visitar os Irmãos ou mesmo dar-lhes um telefonema, mesmo sabendo que um Irmão está acamado. Diz que faz Maçonaria no mundo profano.
03 - O APROVEITADOR - Não freqüenta a Loja e não cumpre as suas obrigações financeiras, mas usa chaveiros e broches da
Maçonaria. Anuncia em alto e bom som em qualquer lugar que é maçom e só procura os Irmãos para pedir favores. Essa qualidade se divide em duas categorias bem conhecidas: - A) a que procura a
Maçonaria para lhe servir de ponta de lança, com o fim de abrir caminho no mundo profano, com o objetivo de ser alguém na vida.
B) a que procura a Maçonaria para lhe servir de escudo em sua defesa no mundo profano, devido às suas falcatruas, pois, na verdade, nunca foi Livre e de bons costumes.
04 - O INICIADO - Freqüenta com assiduidade as reuniões da Loja e paga em dia as suas mensalidades. Recusa-se a comparecer a qualquer reunião que não seja normal e nunca visita uma loja. Só tem contato com os Irmãos no dia da sessão. Ao encerrarem-se os trabalhos, encerram-se suas obrigações maçônicas.
05 - O MAÇOM - Freqüenta com assiduidade e pontualidade qualquer sessão ou reunião de sua Loja. Interessa-se pelas atividades e coisas da Ordem. Paga suas mensalidades em dia e contribui com boa vontade para as campanhas da Loja. Mantém contato com os Irmãos fora da loja e participa dos problemas deles.
Está sempre pronto a socorrer um Irmão. Prefere OCULTAR NO
MUNDO PROFANO A SUA QUALIDADE DE MAÇOM. Não faz
espalhafato