Qualidade de vida e bem estar no trabalho
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ALUNO:
Qualidade de vida e bem-estar no trabalho: principais tendências e perspectivas teóricas
1- Conceitue QVT;
A qualidade de vida no trabalho está baseada na abordagem do bem estar do indivíduo no seu trabalho, já que a maioria das pessoas passam a maior parte de suas vidas exercendo duas atividades profissionais. A QVT surgiu com a necessidade de contribuir positivamente na vida das pessoas, a fim de contribuir para uma vida mais saudável, visando a ausência de doenças ocupacionais e mentais. Para que os indivíduos possam usufruir do QVT, se faz necessário que estejam inseridos em ambientes com totais condições para suprir suas necessidades, tanto laborais como mentais.
2- Caracterize os oito fatores responsáveis pelo QVT segundo Walton (1973);
Segundo Walton (1973), a QVT é obtida com a humanização do trabalho, que se encontra eminentemente vinculada à responsabilidade social da organização. Walton propõe oito fatores como responsáveis pela promoção da qualidade de vida no trabalho, são elas:
- Compensação justa e adequada: Está ligada na satisfação de necessidade, tanto básicas como secundárias na sociedade. Basicamente falando, está relacionada a recompensa financeira do indivíduo, porém não apenas salário, mas sim qualquer benefício de origem que visa o lucro.
- Condições de segurança e saúde no trabalho: Está ligada as características do ambiente organizacional, o qual contribui para a promoção da saúde e o bem estar dos empregados.
- Oportunidades de uso e desenvolvimento das próprias capacidades: Preconiza que as organizações necessitam proporcionar aos empregados autonomia no desenvolvimento de tarefas, bem como favorecer sua compreensão em relação a elas, de modo que façam uso de suas próprias habilidades.
- Oportunidades de crescimento contínuo e segurança: Dizem respeito a dois aspectos. De um lado, a possibilidade de haver crescimento em