Qualidade de vida na terceira idade
O termo qualidade de vida está atrelado ao conjunto de fatores que envolvem o bem estar físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, condições socioeconômicas e outras circunstâncias da vida. E este, não deve ser confundido com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens individuais ou de uma comunidade.
A terceira idade inicia-se em torno dos 60 anos e muitos fatores influenciam na velocidade e intensidade desse processo. Dentre estes podemos citar a alimentação, o meio ambiente, estilo e hábitos de vida (como: consumo de álcool, cigarro e a prática de atividade física), a depressão, o estresse, etc. Todos estes estão diretamente relacionados e influenciados pela qualidade de vida.
No entanto, existem alguns hábitos que podem ser adotados na tentativa de melhorar a qualidade de vida. Dentre eles podemos citar:
Alimente-se bem: Inclua na sua dieta uma porção de frutas, verduras e fibras como a linhaça ou aveia. Equilibre as quantidades de proteínas e carboidratos, assim como as gorduras e açúcares. Evite comer muita fritura e doces, além de pratos congelados ricos em sódio.
Mexa-se: Se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios regularmente, inclua caminhadas ainda que por alguns minutos por dia; qualquer exercício é melhor do que não fazer nada. Atividades físicas ativam a circulação, revigoram o corpo e fornecem energia. Está provado que o sedentarismo é um vilão para o corpo e a mente.
Descanse quando necessário: Tenha algum tempo para descansar. Seu corpo necessita de um período de 6 a 8 horas para se recuperar das atividades diárias. Uma boa noite de sono repõe todas as energias.
Preserve o bom humor: Dê mais risadas. Está comprovado que o sorriso é uma excelente terapia contra o estresse e a ansiedade.
Cultive a amizade: Ter amigos é muito saudável - uma boa conversa faz milagres para