Qualidade como fator estratégico
Com o mercado cada vez mais competitivo, e clientes exigentes, as empresas vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações, adotando estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de seus produtos e se posicionando com seu diferencial.
O objetivo deste trabalho é abordar a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) como fator competitivo e estratégico, ressaltando a importância da empresa em melhorar a formulação de seu planejamento, controlar e mapear seus processos internos, destacando a rastreabilidade dos seus materiais, garantindo a origem e a qualidade de seus produtos.
Avaliar a implementação do SGQ com a finalidade de obter a certificação de qualidade exigida por muitos clientes, e bem vista como um fator de forte concorrência, de acordo com as normas do ISO 9001. Além de se fortificar comercialmente, uma empresa que busca melhorar sua produção, impondo procedimentos para realização de seus serviços, mantendo a rastreabilidade de cada etapa, visa a garantia que seu produto final é de qualidade. Comercialmente é um fator forte competitivo para o acirramento do mercado. Com ênfase na melhoria continua em todas as fazes operacionais e administrativas da empresa, são destacando os seguintes:
- Melhoria da moral e da motivação da equipe, já que entende o porquê faz suas atividades e se motiva.
- Redução dos custos com qualidade (refugos, retrabalho, devolução).
- Aumento da competitividade, com custo mais baixo.
- Aumento na satisfação dos clientes.
- Aumento na rentabilidade.
O trabalho está dividido em introdução, capítulos 1,2 e 3, concluindo com as considerações finais.
No primeiro capítulo será apresentada a evolução do Sistema de Gestão de Qualidade, abordando os fundamentos históricos da gestão da qualidade, compreendendo a sua evolução por meio das abordagens estratégica, a visão dos gurus da qualidade e suas contribuições, bem como as ferramentas disponíveis para o controle da qualidade que