qual o nosso papel na sociedade?
Sempre que há anos de cheia, ouço as pessoas reclamarem que a Junta de Freguesia não quer saber, que não limpa as valetas, etc., etc.
Também há pouco tempo estive no Castelo da cidade. Foi tudo recuperado e está tudo com um aspecto bonito.
Mas ao subir a Torre de Menagem, voltaram a aparecer as latas de bebidas pelo chão e... «arte rupestre» dos nossos dias, ou seja: desenhos do órgão sexual masculino e ainda fiquei a saber que "o João loves Ana" e por aí adiante.
O Jardim do Castelo também esteve sujeito a obras de reconstrução. Porquê? Porque numa noite alguém se lembrou de partir metros e metros de muro (devem ter sido umas 8 horas de trabalho "duro").
Também um dos monumentos lá inseridos tinha um vitral, que deve ter sido bonito em tempos. Hoje em dia, não resta um vidrinho para contar história.
A questão é: as entidades responsáveis têm obrigação de proceder às limpezas e reparações necessárias, para que as nossas comunidades tenham um aspecto bonito e acolhedor. Somos mais felizes em espaços belos e bem tratados! No entanto, temos igualmente de nos responsabilizar por essa beleza. Não podemos estar sempre à espera da acção dos outros.
A nós cabe-nos manter as ruas limpas, preservar os nossos monumentos e a Natureza que nos rodeia e, ensinar os mais jovens (com palavras e exemplos) a agirem da mesma forma. Pode pensar que atirar aquele papelito da janela do carro não faz muita diferença. Mas se todos resolverem fazer o mesmo? E que exemplo está a dar aos seus filhos se agir assim. Acredite, as crianças estão bem atentas.