Qual o negócio da GM
2 Qual deveria ser o objetivo mais importante para a reestruturação imediata da companhia?
3 Qual deveria ser a estratégia da GM?
4 Como deveria ser a estrutura organizacional para atender a essa estratégia?
5 Quais os fatores a serem considerados na avaliação do mercado automotivo atual?
1 É a fabricação e a comercialização de veículos automotores. Sendo que, a grosso modo, o aspecto técnico mais importante é a qualidade dos veículos.
2 Acompanhar as tendências do mercado, conhecendo a cada instante (e profundamente), os novos gostos e preferências dos consumidores, a fim de atendê-los, de preferência antecipando tendências. Em suma, deveria tirar proveito da lição e se esforçar em entender o porquê da perda da participação de mercado frente à concorrência japonesa.
3 A estratégia seria manter em mente o objetivo de adaptar-se às novas realidades de mercado, mas sem jamais tirar as características e peculiaridades de cada marca afiliada. Deveria conhecer profundamente a força do concorrente, e como isso afetava o mercado em geral, mas especialmente a própria companhia. O segredo reside em conhecer qual o diferencial que cria a distinção da marca na mente do consumidor. Dessa forma, deveria fortalecer mais a força da nacionalidade e da tradicionalidade da empresa, explorando o nacionalismo do povo americano, e jamais trair a própria imagem, como aconteceu ao adquirir montadoras estrangeiras.
4 A GM deveria ter optado pela simplicidade, mantendo sua estrutura linear original (conforme a idéia original de A. Sloan), com o controle das várias unidades de produção, unificando, porém, as áreas administrativa e financeira a fim de reduzir custos, diminuir a burocracia e dar agilidade à operação. Por outro lado, deveria manter totalmente separadas, conforme cada marca, a área de desenvolvimento de novos projetos e a área de vendas (incluindo o marketing).
5 O mercado sofreu sensível