Aeiou
Os 30 anos seguintes foram de declínio para a GM. No início de 2006, seus problemas financeiros eram alarmantes. A empresa havia perdido $ 8,6 bilhões de dólares no ano anterior e seu valor de mercado estava abaixo de $ 11 bilhões de dólares, aproximadamente igual ao valor de mercado de Sara Lee e dois terços do valor da Electronic Arts, empresa de jogos para computador.
Como podia uma empresa incrivelmente bem-sucedida sofrer três longas décadas de declínio? Apesar de termos lido recentemente muitas histórias sobre os problemas da GM, voltemos ao início do período de 30 anos e vejamos o que estava acontecendo e o que podemos aprender.
GM: as vulnerabilidades começam a aparecer
Muito tempo antes do final da década de 1970 e início da de 1980, custava muito para a GM a fabricação de um carro. Os japoneses, por exemplo, podiam fabricar carros com menos de US$ 1.500 a US$ 2.000, em custos de produção, do que o valor que a GM gastava para fabricar modelos similares em suas fábricas. A GM também teve sérios problemas de qualidade. Em 1983, foi noticiado pelo Consumer Reports que cada modelo da GM por ele vistoriado possuía uma avaliação “pior do que na média” para frequência de conserto.
Em 1983, a revista Fortune noticiou que os japoneses possuíam maneiras totalmente diferentes das da GM para criar alta qualidade e produzir eficiência, pois, quando os engenheiros japoneses começavam a projetar um automóvel, eles trabalhavam em contato com os