Qual o melhor caminho para superar a crise ética da política brasileira?
Com tantos escândalos acontecendo dentro da política brasileira pode-se dizer que é "difícil" falar sobre o melhor caminho para superar a crise ética, é lamentável, pois a falta de ética nas relações brasileira vem desde o período colonial, no qual um forte autoritarismo foi se consolidando. Esse autoritarismo, característico do nosso povo, pode ser observado em práticas como a do coronelismo ou a venda de votos, por exemplo, mais há uma esperança de mudança nesse quadro. O sistema político a cada dia que passa está ficando mais falido, isso é fato, pois a educação é continuada, sem mudança, a reforma em primeiro lugar da nossa constituição que é uma idosa, mudanças de governos e partidos políticos novos com ideais repletos de novidades, salários dignos para as classes, logo após isso vem o fim da corrupção, acabando com apadrinhados, o famoso "corruptódromo" onde os mais favorecidos são os que estão em altos cargos e os desmerecidos é classe média ou a classe pobre.
Lastimavelmente a crise ética na política é instalada aqui no Brasil. Para não haver essa crise, os políticos não devem desviar o dinheiro do povo para a conta bancária deles. Para se ter uma bom governo é preciso ter uma relação ética, conformidade, transparência e uma prestação responsável de contas, a ausência desses princípios requer mudança na forma de gestão. A busca permanente da prática desses princípios na administração do país ou na gestão de qualquer instituição deve ser vista como uma condição indispensável para que essa instituição possa continuar a progredir.
É importante ressaltar que essa tarefa é permanente e que exige uma participação de todos os políticos. Por sua vez, a busca permanente da transparência na Administração Pública deve ser vista como uma condição indispensável para que o Brasil possa continuar a progredir. Nesse sentido, a transparência do Estado se efetiva por meio do acesso do cidadão à