Qual O Campo De Investiga O Antropol Gica
CURSO BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
ANTROPOLOGIA
Maceió – Alagoas – Brasil
2014
ANTROPOLOGIA
Trabalho apresentado ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Antropologia Cultural, sob orientação da.
Maceió – Alagoas – Brasil
2014
Qual é o campo de investigação antropológica?
A Antropologia tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos. Divide-se em duas grandes áreas de estudo. Com objetos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física ou Biológica (que visa o desejo do homem em conhecer a sua origem) e a Antropologia Cultural (que visa conhecer os costumes).
A Antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades:
-Etnografia -> Baseia-se no contato intersubjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.
-Etnologia -> É o estudo ou a ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da Antropologia Cultural ou Social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.
-Linguística -> É a área de estudo científica da linguagem. A pesquisa linguística é feita por filósofos e cientistas da linguagem que se preocupam em investigar quais são os desdobramentos e nuances envolvido na linguagem humana.
A cultura e a mitologia correspondem ao desejo do homem de conhecer a sua origem, ou produzem um modo de autoconhecimento que é a identidade, diferenciando os grupos em função de suas idiossincrasias e adaptação em ambientes distintos.
A Antropologia moderna desenvolveu uma visão ”holista” das sociedades e culturas humanas. Isso quer dizer, ao pesquisar uma sociedade específica, ela estuda todas as esferas da vida do povo a