Qual a relação entre educação, tecnologia e crescimento econômico
Setembro – 2013
São Gonçalo – RJ
Educação
A definição de Educação é muito ampla, podemos afirmar que costumes hábitos e valores de um indivíduo e as suas situações vividas por ele ao longo da vida pode-se chamar educação. Lembrando que o acesso ao ensino escolar é um processo de educação e direito que deve ser garantido pela Constituição Federal de 1988 e em harmonia com leis municipais, estaduais e também com a ECA, LDB e entre outras leis que tornam obrigação da Família, Estado e Sociedade os direitos a educação.
O investimento público tem avançado no Brasil, mas ainda é pouco para um país em plena ascensão e temos uma grande concentração de recursos no ensino superior e poucos recursos no ensino (público) básico, fundamental e médio, essa diferença ao invés de diminuir a desigualdade brasileira no acesso à qualificação acaba aumentando cada vez mais. E mais dinheiro público não implica necessariamente melhores índices como vem sendo feito desde o que deve mudar é o modo que tem sido distribuído este dinheiro.
A atual estrutura da educação e seus investimentos reafirmam que uma criança que depende do ensino público tem cada vez menos possibilidades de cursar o ensino superior e até ascender socialmente do que o aluno de escolas particulares. Precisamos da União, Estado e Municípios juntos para uma mudança brusca no cenário educacional menos hostil.
Tecnologia
Uma definição para tecnologia seria o estudo de processos, métodos e instrumentos empregados nas diversas áreas industriais para evitar a minimizar problemas. Os avanços tecnológicos provocam um impacto enorme em nossa sociedade, claro que positivamente e também negativamente.
O Brasil tem conquistado nos últimos 20 anos, progressos significativos em termos de aumento de matrículas na educação básica, aumento do nível de escolarização da população, bem como destaque no crescimento da produção