Fichamento do livro: “O Urbanismo” de Françoise Choay.
Fichamento do livro: “O Urbanismo” de Françoise Choay.
Urbanismo segundo o dicionário Larousse, “ciência e teoria da localização humana”.
Urbanismo segundo a visão de Le Corbusier, “O ponto de vista verdadeiro”.
1º O Pré-Urbanismo.
A) Gênese: A Crítica a Cidade Industrial.
Sec. XIX, pós revolução industrial houve um crescimento demográfico impressionante nas cidades, devido uma migração do campo para a cidade em busca de benéficos gerados pela revolução industrial, ou seja, um desenvolvimento urbano.
Isso ocorreu inicialmente na Grã-Bretanha em 1801, na Europa, a França e a Alemanha seguem esse modelo a partir dos anos de 1830
Londres passa de 870mil habitantes em 1801 a quase 2(dois) milhões em 1841 e mais de 4(quatro) milhões em 1891.
Cidades inglesas com mais de cem mil habitantes passou de duas parar trinta cidades (1800 – 1895).
Ocorre nas velhas cidades da Europa a transformação dos meios de produção e transporte, contribuindo para a emergência de novas funções urbanas, rompendo os velhos quadros presente na cidade medieval e na cidade barroca.
Haussmann com a intenção de adaptar a cidade com as novas exigências economias e sociais do Segundo Império faz uma obra urbana que prejudica a classe operária, incomoda os pequenos burgueses expropriados, contraria os hábitos. Entretanto cria uma solução imediata e favorecia os capitães de indústrias e aos financistas. “Uma cidade como esta assemelha-se aos grandes negociantes.
Características da nova ordem:
Racionalização das vias de comunicação, com aberturas de grandes artérias, criação de novas estações, especialização dos setores urbanos, grandes loas, grandes hotéis, grandes cafés, prédios para alugar, classe média se desloca para o subúrbio.
Assim surge a Cidade Industrial.
Acaba ocorrendo muitos problemas com a classe trabalhadora expulsa para os subúrbios, principalmente de higienização, devido a isso, comissões de pesquisa de higienização são criadas na