Qual a melhor forma de pagamento: financiado ou a vista?
Disciplina: Matemática financeira
Introdução
Atualmente a compra de um veículo pode ser facilitada devido ao financiamento disponível nas concessionárias. Porém estes financiamentos cobram juros sobre o valor inicial, devido o valor do dinheiro no tempo.
Segundo a apostila da FGV (2012), observa-se que todo capital aplicado, em qualquer investimento, recebe uma remuneração que pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de investimento. Esta remuneração, realizada por meio de juros, constitui o conceito de valor do dinheiro no tempo.
Desta forma, na compra de um veículo é melhor retirar o dinheiro da aplicação e pagar o veiculo a vista ou financiar o veiculo e deixar o dinheiro aplicado?
Todo caso deve ser analisado, pois as taxas mudam de financiamento para financiamento, assim como de investimento para investimento. Desta forma as diferentes combinações entre eles podem resultar em respostas diferentes.
Por tanto este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre um financiamento automobilístico com o apoio da matemática financeira. Para isto, utilizará como exemplo de financiamento os carros populares da marca Chevrolet, sendo eles o Celta e o Classic.
Também apresentará a análise de dois tipos de investimentos, a poupança e o fundo em renda fixa pelo banco Caixa Econômica Federal (CEF), a fim de compará-los com o financiamento.
Toda esta análise que será desenvolvida ao longo do trabalho possibilitará a conclusão de qual a melhor forma de pagamento, financiado ou à vista, desta situação em questão.
Justificativa
A análise de formas de pagamentos, dos juros inseridos sobre eles, descontos, assim como de investimentos e sua rentabilidade auxiliam na tomada de decisão, pois possibilitam observar com exatidão qual o tipo de pagamento ou investimento que lhe dará maior retorno. Para desenvolver esta análise com precisão se faz indispensável o uso da matemática