Qual a importância que empresas de pequeno e grande porte dão a segurança no trabalho
O risco é uma característica inevitável da existência humana. Nem o homem, nem as organizações e sociedade aos quais pertence podem sobreviver por um longo período sem a existência de tarefas perigosas. (ANSELL e WHARTON apud ALBERTON, 1996).
Visando que atualmente a discussão sobre segurança do trabalho ganha grande importância por serem medidas adotadas tentando minimizar acidentes no trabalho onde muitas vezes são fatais. Com o objetivo de fiscalizar e controlar situações de risco para garantir um trabalho saudável.
Partindo desse pressuposto é válido entender sobre a dificuldade das empresas conscientizarem seus empregados a seguirem as normas de Segurança do Trabalho. Onde muitos não preocupam-se com a saúde ou não são educados para tal forma, ocorrendo muitos acidentes que poderiam ser evitados caso tivessem consciência sobre.
Diante de um país onde a maioria não considera a saúde em primeiro plano, existem agentes tentando a melhoria da conscientização das pessoas dentro de qualquer tipo de empresa. No Brasil o órgão responsável pela Segurança do Trabalho é Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) conectados ao trabalho geral à saúde específica de cada um.
A preocupação com preocupação com leis e abordarem a questão saúde e trabalho só surgiram por volta da década de 40. A criação do SESMT em 1967 ajudou a organização das empresas relacionados a saúde. Mais tarde em 1978 introduz as normas regulamentadoras conhecidas como NR pelo Ministério da Saúde.
1. 1 Objetivo Geral
Descrever as razões sobre o investimento de empresas em grande e pequenos portes em Segurança no Trabalho.
2.2 Objetivo Específico
* Importância da Segurança do Trabalho em todas as empresas. * Conscientização dos empregadores de empresas, visando a melhoria da saúde no trabalho. * Como as empresas aplicam o incentivo de Segurança do Trabalho * O que é e qual a importância