Como a matematica finceira pode auxiliar em tecnico serviço publico

1092 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO (UEMA)
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAS APLICADAS (CCSA)
NUCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇAO (UEMANET)

CONTABILIDADE FISCAL DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESA

RELATORIO DE PRATICA PROFISSEONAL

NUCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCACAO UEMANET

COROATA
JANEIRO/2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO UEMA

CONTABILIDADE FISCAL MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho da disciplina metodologia de pesquisa técnica e científica para obtenção de nota.

COROATÁ
2013

INTRODUÇÃO

Este relatório procura descrever as vantagens e definições do sistema fiscal para as micros e pequenas empresas e mostrar a contabilidade como instrumento de administração e suaimportância para micro e pequenas, pois, até hoje muitos vêem a contabilidade apenas como geradora de tributos e obrigações e que isso tudo é sinônimo de burocracia.
No entanto, a contabilidade também tem outro papel fundamental para as empresas como ferramenta para a tomada de decisões.
A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.
No Brasil, principalmente nas médias e pequenas empresas, há o vício dos administradores não se preocuparem com a Contabilidade: “a Contabilidade é que se vire”. Essa atitude custa caro: crime fiscal, indisponibilidade dos bens dos sócios e administradores, pesadas multas, tributos, ingerência, concordata, falência, etc.

CAPÍTULO I – DEFICAO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA

O principal critério para definir o “tamanho” de uma empresa, ou seja, se ela é micro, pequena, média ou grande é o faturamento ou receita anual bruta.
Segundo o SEBRAE (2006), “existem duas esferas para definição do

Relacionados