Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia
2) Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem? Os gregos foram o povo mais evoluído no período de 700 a.C., as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.
3) Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles? Sócrates entendeu que o que separa o homem dos outros animais é a razão, o que a razão é a nossa essência. Platão (discípulo de Sócrates) procurou definir um “lugar” para a nossa razão, definindo-a na cabeça, onde, segundo ele, se encontra a alma do homem, e a medula seria o elemento de ligação da calma com o corpo. Porém Aristótales (discípulo de Platão) acreditava que a alma e o corpo não podiam ser dissociados, isto é, não podiam estar separados. 4) Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia? Para Santo Agostinho, a alma não era somente a sede da razão, porém era a prova de manifestação divina do homem. Ele acreditava que a alma era imortal por ser o elemento que ligava o homem a Deus, fazendo a Igreja passar a se preocupar com sua compreensão. Já São Tomás de Aquino encontrou argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja, garantindo-a o monopólio do estudo do psiquismo.
5) Em qual período história situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição? No Renascimento, pois nele foi proposta a separação da alma e do corpo, e que o corpo sem o espírito é apenas uma máquina, assim, tornando possíveis os estudos de cadáveres humanos o que possibilitou o avanço da anatomia e da