Como estão meus muros
Neemias 1
Quando o poeta Robert Frost escreveu que “alguma coisa lá fora não gosta de muros”, estava comentando o fato de os muros caírem com o tempo quando são deixados sem cuidado diante das intempéries.
Sabendo disso imagine a condição de um muro depois de ser atingido por um exército conquistador e ser deixado sem conserto por mais de um século.
Este era o estado dos muros de Jerusalém quando Hanani voltou a Susã para visitar seu irmão, Neemias.
Questão dos muros derrubados
Preparado para a resposta de Deus.
Como Neemias se manteve firme no Senhor.
Neemias era da tribo de Judá (Ne 1:2, 2:3, 7:2) filho de Hacalias, provavelmente nasceu no cativeiro, copeiro em Susã, o principal palácio e a residência de inverno do Rei Artaxerxes I, exercia também os cargos de Primeiro Ministro e Mestre de Cerimônia com grande afinidade com o Rei (Ne 1.11).
Por volta de Novembro de 445 a.C, ele recebeu a visita de Hanani, “... um de seus irmãos ...”. Este lhe trouxe tristes notícias sobre a ruína de Jerusalém e o abatimento de uns poucos que haviam escapado do cativeiro Babilônico.
Assim que recebeu a notícia, Neemias iniciou uma busca pessoal de oração que durou quatro meses. Finalmente, a resposta veio de Deus na forma de uma situação bastante incômoda: Neemias não conseguia mais conter sua tristeza (Pv 15: 13), e a esta se somava o abatimento físico pelo jejum prolongado. Um rosto carrancudo diante de um Rei persa era considerado como uma grave ofensa. Pior ainda, naquele caso um copeiro triste perante seu rei poderia ser indicio de alguma cilada contra o Rei – Neemias foi então questionado também quanto a sua lealdade. Porém Deus estava com ele e por isso manteve-se irrepreensível.
Ler Ne 2:1-9
Os Muros de Jerusalem estavam derrubados a mais de 120 anos e nenhum dos seus moradores fez nada para mudar aquela realidade.
Muitas vezes estamos assim com nossos muros caídos muitos IRMÃOS veem a nossa situação e não fazem nada para