Qual a configuração do seu computador
Aprenda como ver todos os detalhes do hardware que constitui a máquina que você está utilizando.
(Fonte da imagem: Reprodução/Alienware)
Pode parecer algo simples, mas não são todos os que convivem com o mundo da informática que sabem exatamente a especificação do hardware que estão utilizando. Por isso, não é incomum encontrar pessoas que confundem medidas ou que dão importâncias a quesitos estranhos na hora de falar bem de seu computador (quem nunca ouviu alguém se gabando que tinha um PC de 500 GB?).
Embora quando falemos de computador tendamos a pensar nele como algo único, na verdade as máquinas que temos em casa são constituídas de diversas peças complementares entre si. Por isso que é tão importante saber o nome e a função de cada uma delas, especialmente quando a intenção é fazer um upgrade ou realizar um conserto.
Em uma máquina mais simples, os quesitos que mais têm destaque são o processador, a memória RAM e o disco rígido. Placas de vídeo são igualmente importantes, já que são as responsáveis por determinar a possibilidade de rodar jogos modernos ou softwares considerados mais pesados.
Processador (ou CPU)
Também conhecido popularmente como “o cérebro do computador”, é o componente responsável por processar dados, sendo considerado a principal parte da máquina. Ele age interpretando e executando as instruções fornecidas por softwares — programas, jogos etc. — e retornando os resultados. Para efetuar um cálculo matemático, por exemplo, nós seres humanos utilizamos o cérebro. Já o computador, usa o processador.
Entre outros fatores, o que determina a “velocidade” de um processador é quantidade de instruções que ele é capaz de executar por segundo. A essa “velocidade” se dá o nome de clocke utiliza-se a medida Hertz (Hz) para calculá-la, sendo um 1Hz equivalente a 1 instrução por segundo. Um processador com clock de 500 Mhz, por exemplo, é capaz de executar 500 milhões instruções por segundo. Já um mais