Noções sobre empreendedorismo e planejamento com uma figura que deu certo
Conforme o autor Idalberto Chiavenato o Empreendedorismo e Planejamento devem caminhar juntos
Desta maneira relatamos um breve comentário sobre o comentário:
Teoria sobre Empreendedorismo:
Para Chiavenato (2007), o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma idéias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade.
Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma idéia simples e mal-estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.
Teoria sobre Planejamento:
Chiavenato (2007) aponta que o planejamento visa proporcionar condições racionais para que a empresa seja organizada e dirigida com base em certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. O referido autor aponta o plano de negócios como ferramenta de auxílio neste processo.
Planejar significa estudar antecipadamente a ação que será realizada ou colocada em prática e quais os objetivos que se pretende alcançar.
Para ser bem-sucedido, o empreendedor precisa planejar o seu negócio.
Improvisar jamais. Saltar no escuro não é exatamente uma boa pedida.
Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento seja pela ansiedade em iniciar o novo negócio, seja pela descrença no instrumento ou mesmo pela desinformação sobre como elaborar um planejamento.
Planejar significa estudar antecipadamente a ação que será realizada ou colocada em prática e quais os objetivos que se pretende alcançar. Na verdade, é uma tomada antecipada de decisões sobre o que fazer.
Fonte: Chiavenato, Idalberto
Empreendedorismo : dando asas ao espírito empreendedor
2.ed. rev. e atualizada. - São Paulo : Saraiva, 2007.