QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA DE PARKINSON
Os primeiros sintomas da doença de Parkinson têm início de modo quase imperceptível o que faz com que o próprio paciente não consiga identificar o início preciso das primeiras manifestações. Muitas vezes, amigos ou familiares são os primeiros a notar as primeiras mudanças. O primeiro sinal pode ser um ou mais dos seguintes:
sensação de cansaço ou mal-estar no fim do dia
caligrafia menos legível ou com tamanho diminuído
fala monótona e menos articulada
depressão ou isolamento sem motivo aparente
lapsos de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade
dores musculares, principalmente na região lombar
um dos braços ou uma perna movimenta-se menos do que a do outro lado
a expressão facial perde a espontaneidade
diminuição da freqüência dos pisos movimentos tornam-se mais vagarosos, a pessoa permanece por mais tempo em uma mesma posição.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: SINTOMAS MOTORES
TREMOR
É o sintoma mais freqüente e o que mais chama a atenção embora não seja o mais incapacitante. Para a maioria dos pacientes, o tremor é o principal motivo que os leva a procurar, pela primeira vez, ajuda médica. O tremor apresenta-se de forma característica: é rítmico, relativamente lento quando comparado com outros tipos de tremor (4 a 7 ciclos por segundo) e ocorre principalmente quando o membro está em repouso. Quando o paciente movimenta um membro, o tremor ali presente cessa de imediato para retornar logo após o fim do movimento. No início da doença, o tremor ocorre em um lado e assim permanece por períodos variáveis de tempo. Após algum tempo, o outro lado também é acometido podendo aparecer na cabeça, mandíbula, lábio, queixo e nos membros inferiores. Situações de estresse emocional ou a sensação de ser observado aumentam visivelmente a intensidade do tremor. Por outro lado, durante estado de relaxamento ou durante o sono, o tremor desaparece por completo.
RIGIDEZ
A rigidez muscular