Quais os cpc’s devem influenciar nas rotinas de custeios da empresas brasileiras?

1031 palavras 5 páginas
Tema: Quais os cpc’s devem influenciar nas rotinas de custeios da empresas brasileiras?

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa identificar quais são os pronunciamentos publicados pelo Comitê de Pronunciamentos contábeis que devem influenciar nas rotinas de custeios das empresas brasileiras. Serão apresentados dois pronunciamentos a seguir que têm essa influência: CPC 16 (estoques) e CPC 27 (ativo imobilizado).

CPC 16 - Estoques

Os estoques compreendem bens adquiridos e destinados à venda. Os estoques também compreendem produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade e incluem matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção. Quando os estoques são vendidos, o custo escriturado desses itens deve ser reconhecido como despesa do período em que a respectiva receita é reconhecida.
Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.
O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.
Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão-de-obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados. Os custos indiretos de produção fixos são aqueles que permanecem

Relacionados

  • Provisões, contingências e normas contábeis: um estudo de gerenciamento de resultados com contencioso legal no brasil
    24731 palavras | 99 páginas
  • Provisões, Contingências e Normas Contábeis
    26868 palavras | 108 páginas