Quadros electricos
Quadros Eléctricos
Tecnologia Mecatrónica
Gonçalo Campos
09-11-2014
Índice
1-Introdução
2-Esquema Unifilar
3-Justificação
3.1-Condição de Aquecimento
3.2- Secção dos condutores
3.3- Protecção
3.3.1-Sobreintensidades (Secção433)
3.3.2-Curto-Circuito (Secção 434)
3.3.3-Queda de Tensão (Secção 525)
4- Listagem de material
5-Conclusão
Gonçalo Campos
1
1-Introdução
As instalações eléctricas desempenham um papel fundamental na qualidade de um edifício, e contribuem bastante para o conforto e qualidade de vida de quem nele habita.
Antes da sua instalação, é preciso realizar um correcto dimensionamento de toda a rede, de forma a satisfazer as normas e regras técnicas em vigor e proporcionar uma experiencia agradável e segura.
Com este trabalho pretende-se realizar uma instalação eléctrica de baixa tensão, para uma residência unifamiliar. Para tal é necessário um dimensionamento de toda a instalação, e para uma correcto dimensionamento, é preciso ter em conta diversos factores como as quedas de tensão, as condições de aquecimento, protecção das canalizações contra sobreintensidades e curto-circuitos. De referir que todos os parâmetros se encontram legislados, é por isso necessário um conhecimento das normas e legislações em vigor.
2-Esquema Unifilar
A instalação eléctrica que pretendemos realizar tem a seguinte configuração
Gonçalo Campos
2
3-Justificação
3.1-Condição de Aquecimento
Para calcular o valor das secções a adoptar tendo em conta a condição de aquecimento dos condutores, é preciso determinar o valor da intensidade de serviço (IB) da canalização a dimensionar. S
IB = 𝑈
Para uma potência contratada de
2,8Kva e uma secção (l=10m)
2,8. 103
= 12,17𝐴
230
3.2- Secção dos condutores
De acordo com a secção 52 quadro 52F, são indicados os modos de instalação das canalizações em função do tipo de condutor ou de cabo.
Gonçalo Campos
3