QUADRO SIN PTICO
AUTOR
BASE DE SUA TEORIA
IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
SÓCRATES
(469-399 a.C)
Acreditava que pelo diálogo seria possível fazer com que elas percebessem a inconsistência de seus discursos e a fragilidade de suas ideias.
A conversação é muito importante na educação. Envolver o aluno no tema ensinado, chamando assim sua atenção é um dos métodos mais eficazes.
PLATÃO
(428-347 a.C)
Platão buscou definir um lugar para a alma e, em consequência, o lugar da razão em nosso corpo seria a cabeça.
Os ensinamentos passados, aprendidos e experiências de conhecimento são coisas racionais. Devemos ter em mente coisas racionais e coisas emocionais, da alma deve ficar fora dos ensinamentos a serem passados.
ARISTÓTELES
(384-322 a.C)
Aristóteles defendia que as ideias só chegam à mente pelos órgãos dos sentidos, ou seja, os conhecimentos que estão na mente só chegam lá a partir de experiências sensíveis aos órgãos dos sentidos.
Em sua colaboração para a educação, acredita que não só a audição tem participação na aprendizagem, mas também o ver, tocar, sentir contribuem para o melhor entendimento.
SANTO AGOSTINHO (354-430)
A sua reflexão parte sempre da vida: das coisas que se passam ao seu redor, das ideias dominantes, dos ataques contra a fé, da interioridade da sua alma.
Diferente do que Platão passa, Santo agostinho entendia que o racional e que a alma andavam juntos e que o que se aprende com a vida pode sim ser ensinado.
SÃO TOMAS DE AQUINO (1225-1274)
Inverteu prioridades no pensamento medieval, dando ênfase ao mundo real e ao aprendizado pelo raciocínio.
O aprendizado vem de pensar, se pensarmos no que aprendermos todos os dias , o conhecimento estará sempre conosco.
RENÉ DESCARTES (1596-1659)
Postula os princípios que guiarão muitas investigações científicas posteriores e mostrarão a força do homem sobre a natureza.
Acreditava que tudo na natureza pode ser