Quadro Resumo dos modos de produção
Objetivo direcionar o estudo para avaliação e a sistematização das diferenças e, numa perspectiva histórica-processual, entender a evolução da apropriação da natureza e formação social.
Modos de produção
Apropriação do trabalho excedente
Propriedade dos meios de Produção
Estrutura de Dominância- Organização Política e de dominância
Formas espaciais
Comunista Primitiva
O trabalho é apropriado de forma coletiva, pelo grupo de indivíduos em prol e benefício do grupo.
A propriedade da terra, que é nesse momento é o meio de produção exclusivo, é feita de forma coletiva. A terra pertence ao grupo, a tribo e é usada para produzir para o grupo.
Não há Estado. A estrutura de dominância é composta, grosso modo, por grupos de lideres designados pela força ou pelo conhecimento ou ainda por laços de sangue. Conselho de anciãos ou de guerreiros, caçadores. Com a evolução, esses conselhos vão criando lideres que se tornaram os reis. Cabia ao conselho a dominância “política” e ideológica (através dos anciãos curandeiros ou similiares).
A forma espacial mais representativa do domínio da natureza pelo homem (esse é o entendimento de modo de produção) foi a ALDEIA, cuja estrutura serviu de base para o desenvolvimento da cidade. No entorno da aldeia existiam os campos ou os locais de caça, mas que naquele momento se misturava com a própria aldeia.
Produção Escravista
O trabalho excedente do escravo era apropriado por uma classe de não trabalhadores composta pelos pertencentes as classes de governantes, reis e todos aqueles envolvidos com o governo, os trabalhadores da cidade como os escribas e os considerados cidadãos e pelos donos dos escravos (pessoas que eram escolhidas pelos governantes segundo critérios variados de hereditariedade e influência).
A escravidão nas Américas possuiu outras características. Nesse “modo escravista americano”, o trabalho era apropriado pelos não