Quadro de guernica
O quadro de Guernica foi pintado no auge da guerra civil espanhola, que ocorreu entre os anos de 1936 e 1939. Neste período a Europa estava passando um momento de tensão pelos governos totalitários, como de Adolf Hittler na Alemanha, Josef Stalin na União Soviética e o próprio ditador da Espanha, Francisco Franco, a qual esses viriam ser precursores da Segunda Guerra Mundial.
Nos séculos XIX e XX a Espanha obteve um bom crescimento econômico a qual não se refletiu nas melhorias das condições sociais da população. Latifundiários continuavam a manter terras improdutivas e a monarquia usava da força militar para se manter no poder. A soma desses fatores resultou no levante da classe operária, fazendo movimentos por todo território espanhol. Em especial na região da Catalunha, onde o levante começou.
Os movimentos promulgavam maior igualdade na divisão das riquezas do país e menos repressão do governo. Após vários conflitos, Francisco Franco decidi bombardear a cidade de Guernica por ser uma cidade relativamente pequena e de fácil ataque, uma vez que ela não tinha defesa aérea e um militarismo precário. Seu desenvolvimento era quase de subexistência da própria cidade. Situada na região da Catalunha onde ocorriam a pronunciação de uma Espanha federalista e descentralizada.
O ataque se deu por volta das 16h45min do dia 26 de abril de 1937, com duração de 2h45min de total massacre por aviões alemães, apoiados por Franco. Deixou 1564 mortos e 884 feridos, para uma cidade que tinha 7 mil habitantes, esses números representaram 40% da população afetada. Para o governo isso seria uma demonstração para quem tentasse infrigir o estado soberano, fazer levantes regionais, além também de abalar moralmente o adversário.
2. SOBRE O AUTOR
Pablo Picasso nasceu em Malága (Espanha) no dia 25 de outubro de 1881. Iniciou seus estudos de Belas-Artes ainda jovem na cidade de Barcelona. Posteriormente partiu para Paris no início do século XX, onde recebeu