O medo número 1
Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Empresarial
O m e d o n ú m e r o U M
Você está vivendo a melhor semana do ano até agora. Tudo está dando certo, nada até agora falhou, os planos e as metas se realizam “redondinho”. Tanto conforto você não experimenta há tempos e chega a pensar até que nada poderá atrapalhar o curso das coisas. Relaxa um pouco enquanto curte com raro prazer e alguma euforia este momento tão saboroso. É quando sua Diretora Executiva entra em sua sala e o cumprimenta pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo. Alegria total. Ela então lhe diz que não poderá estar no workshop da manhã seguinte e pede que você faça a apresentação no lugar dela. Você vai falar em nome da Corporação. A confiança que ela deposita em você é total e tão lisonjeira que você imediatamente concorda em substituí-la no seminário.
Assim que ela deixa sua sala, você “cai na real” e, desesperadamente, se pergunta: “O QUE FOI QUE EU FIZ ?? FAZER UMA APRESENTAÇÃO CORPORATIVA ?? LOGO EU ???"
O medo número UM dos adultos, homens ou mulheres, em qualquer parte do mundo, é o medo de falar em público. Você é assim? Suas mãos transpiram, o coração dispara, falta-lhe o chão? A boca fica seca, as palavras, mesmo as mais simples, desaparecem? Você fica acordado na noite anterior sem parar de pensar na apresentação? Posso até apostar que isso acontece com você. E então, eu pergunto: “Tem que ser assim?” NÃO, CLARO QUE NÃO. Você pode aprender algumas formas de dominar esse medo, afastar o pânico e, com a prática, eliminá-los definitivamente de sua vida.
A seguir, vou lhe dar algumas dicas (eficientes e fartamente provadas) para passar por cima de seus medos como um verdadeiro trator e transformá-los em seus aliados.
Conheça sua platéia. Você vai falar para especialistas no tema de sua apresentação? Serão neófitos nesse assunto? Serão influenciadores de decisões? Serão decisores? Prepare-se para