Quadro cronológico
TUCURUÍ – PA
PEDAGOGIA 2º SEMESTRE
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Cleuciane Sousa da Silva RA: 354261
Gleise Andrea Diniz Ferreira RA: 363454
Marta Hisla da Silva Sousa RA: 355978
Maria Nila Furtado RA: 363456
Orismar da Silva Sousa RA: 378797
Profª. Ma. Helenrose A.da S.Pedroso Coelho
TUCURUÍ-PA
14/09/2012
Introdução
O trabalho apresentado a seguir, vem apresentar importantes nomes da psicologia que contribuíram com a educação hoje, e que com certeza prevalecerá com grandes valores por muitas e muitas gerações.
Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky, são grandes psicanalistas que se dedicaram em estudar a mente humana, o que se passa na mente e entender o desenvolvimento do conhecimento do sujeito.
Cada teoria revela um aspecto diferente. São vários pensamentos para um só assunto, por isso é importante que levemos em consideração todos os pontos de todas as teorias, pois cada uma tem sua característica e cada psicanalista tem seu jeito de pensar.
“Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.” (Jean Piaget).
“O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna.” (Henri Wallon)
“O pensamento é o ensaio da ação.” (Sigmund Freud)
“Só o homem pode educar o homem.” (Lev Vygotsky)
Sigmund Freud
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Tchecoslováquia, no ano de 1859. Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, Freud foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana, com sua teoria sobre a mesma.
A psicanálise surgiu como possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção do inconsciente, oferecendo bases de educação que visem diminuir os efeitos patogênicos da repressão e oferecer um modo de prevenir as doenças psíquicas.
Sua teoria estabelecia que as pessoas ficavam com a mente doente por não expressarem seus sentimentos e deixassem