Qu Mica Tecnol Gica E Materiais El Tricos Salvo Automaticamente
Química Tecnológica e Materiais Elétricos
1ª E.E Prof.ª: Nora
Metais mais importantes e usados na área de Engenharia Elétrica, como sua localização e suas respectivas porcentagens.
Uma característica interessante dos metais é o fato de que possuem a chamada "nuvem de elétrons" que nada mais são que elétrons livres abundantes, ou seja, elétrons que não estão sujeitos a grandes forças intermoleculares e por isso se deslocam facilmente entre uma eletrosfera e outra. Várias das qualidades dos metais estão diretamente atribuídas a este fato, como exemplo a condutividade dos metais. Assim sendo, encontramos os seguintes metais:
Nióbio
É um metal utilizado na composição de ligas metálicas empregadas na fabricação de fios supercondutores, turbinas de aviões, entre outros usos.
O Brasil é responsável por mais de 90% da produção mundial desse mineral. A maior reserva está em Minas Gerais, próximo à cidade de Araxá. Aparte que não é utilizada internamente é exportada para o Japão, para a América do Norte e para a União Européia. O Brasil fornece o principal produto industrializado ligado a esse mineral: o ferro-nióbio. Ouro
Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, ela é usada para cobrir com uma camada por meio eletrolítico as superfícies de conexões elétricas, para assegurar uma conexão de baixa resistência elétrica e livre do ataque químico do meio. As reservas mundiais de ouro são de cerca de 90 500 toneladas por ano, donde o Brasil detém cerca de 1,9 % (ou 1720 toneladas por ano, 10ª maior reserva). A produção ao redor do globo vale cerca de 2 500 toneladas por ano, e o Brasil contribui com cerca de 1,6% (ou 40 toneladas por ano, 14º maior produtor).
Em primeiro lugar vem Estados Unidos tem 8.133 toneladas de ouro – que corresponde a 73,3% das reservas internacionais do país. A quantidade é mais que o dobro do que possui o