QT Calor metro
Experimento 5: Calorimetria.
Nomes: Arthur Floering
Evelyn Stramaro Stéphanie Garzon Moura Martins
Turma D- Integral
Maio de 2014, Diadema.
1. OBJETIVOS
Construir um calorímetro de pressão constante e determinar sua capacidade calorífica, além da determinação da entalpia de dissolução do nitrato de potássio.
2. RESUMO
Para construção do calorímetro usou-se copos de isopor colocados de maneira a ficar um copo dentro do outro, usou-se uma tampa de isopor com um furinho (para o termômetro). Para se determinar a capacidade calorífica do calorímetro mediu-se as temperaturas das soluções (NaCl e NaOH) antes de reagirem e quando foram colocadas no calorímetro e reagiram. Para a determinação da entalpia de dissolução do Nitrato de potássio usou-se o calorímetro, termômetro e o próprio sal.
3. INTRODUÇÃO
O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema, que pode envolver mudanças de propriedades associadas com trocas de calor como mudança de fase, temperatura, pressão, volume, composição química, etc. neste experimento busca-se determinar a capacidade calorífica do calorímetro, esta é a grandeza física que determina a relação entre a quantidade de calor fornecida a um corpo e a variação de temperatura observada neste.
Termoquímica é a parte da química que estuda as quantidades de calor liberados ou absorvidos, durante uma reação química. Sendo uma reação exotérmica (libera calor) ou endotérmica (absorve calor).
Na termodinâmica, a lei de Hess (proposta pelo químico suíço Germain Henry Hess) estabelece que a energia não pode ser criada ou destruída ela apenas se transforma em outro tipo de energia. Esta lei é utilizada para prever a transferência de entalpia de uma reação ΔH. A troca de entalpia de uma reação química que transforma os reagentes em produtos é independente do caminho escolhido para a reação. Isto é