qawsedrftgyhujiklç

274 palavras 2 páginas
Desenvolvimento embriologia animal: embriogênese e tipos de segmentação pó clivagem
O desenvolvimento embrionário (ou embriogénese) é o conjunto de transformações que decorrem desde a fecundação atéao nascimento. Durante o desenvolvimento embrionário distinguem-se diferentes fenómenos que são idênticos para as diferentes espécies: a multiplicação celular, os movimentos morfogenéticos e adiferenciação celular.
Nos vertebrados este desenvolvimento é contínuo embora seja possível distinguir três fases distintas: segmentação, gastrulação e organogénese.
Após a fecundação que dá origem ao ovoou zigoto, este sofre várias transformações. O ovo é uma célula diplóide, resultante da fusão dos dois gâmetas haplóides. Os componentes do ovo geralmente estão distribuídos de forma heterogénea,sendo por isso comum apresentar uma polaridade. Nestes casos podem distinguir-se, na célula, um pólo animal (zona do protolécito) e um pólo vegetativo (zona do deutolécito). O protolécito ou vitelogerminativo é composto pelo citoplasma activo da célula (hialoplasma e organitos) e o deutolécito ou vitelo de nutrição é composto pelos nutrientes necessários ao desenvolvimento do embrião.
De acordo comquantidade e distribuição do vitelo que contêm os ovos são classificados em:
 ovos isolecíticos: ovos geralmente de dimensões reduzidas, com pouca quantidade de substâncias de reserva distribuídashomogeneamente pelo citoplasma, formando grânulos no citoplasma activo. São exemplos de animais com estes ovos o ouriço do mar (equinoderme), o anfioxo (cefalocordata) e todos os mamíferos.
 ovosheterolecíticos: o vitelo encontra-se distribuído de forma heterogénea, concentrando-se no pólo vegetativo do ovo. No pólo germinativo, o núcleo encontra-se rodeado por citoplasma activo, o vitelogerminativo ou protolécito. Estes ovos são característicos dos anfíbíos e peixes.
 ovos telecíticos: são ovos de grandes dimensões que têm grande quantidade de vitelo, e o citoplasma é apenas

Relacionados