q3ewqewq
532 palavras
3 páginas
O CARVÃO MINERAL, como o nome diz, é MINERADO, é retirado de minas.Ocorre nas minas, em veios, misturado com terra e pedras.É submetido à separação, que deixa o carvão de pedra purificado.O CARVÃO VEGETAL, é obtido pela CARBONIZAÇÃO da madeira.Existe um processo mais primitivo,processo das medas, onde a madeira é empilhada formando uma meda e coberta com barro.Deixa-se uma chaminé central, pela qual se ateia fogo à madeira, lançando por ela lenha acesa e orifícios laterais, pelos quais REGULA-SE a combustão da madeira, de modo a resultar a maior quantidade de carvão possível.O rendimento é baixo e todos os produtos voláteis da carbonização da madeira, tais como metanol, ácido acético, etc, são DESPERDIÇADOS.Em compensação, quando é utilizado um método mais aperfeiçoado, a DESTILAÇÃO SECA DA MADEIRA em vaso fechado, ( processo dos cilindros )esses produtos voláteis não são perdidos e o RENDIMENTO em carvão é maior.O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra.
No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas.
O carvão também é usado na medicina, nesse caso chamado de carvão ativado oriundo de determinadas madeiras de aspecto mole e não resinosas.
Essa substância tem sido utilizada desde a Antiguidade, na civilização egípcia tinha seu uso difundido na purificação de óleos e uso medicinal. Na Segunda Guerra serviu para a retirada de gases tóxicos a partir de sua elevada capacidade de absorver impurezas sem alterar sua estrutura, em razão de sua composição porosa.
No Brasil há relatos de uso de carvão vegetal por parte dos índios, esses realizavam a mistura da substância com gorduras de animais com finalidade de combater doenças como tumores e úlceras.
O carvão também se destaca na condução de oxigênio e um eficiente disseminador de toxinas. Diante de