2 Aula Gest o Ambiental
As normas ISSO 14000 são uma resposta às exigências legais e do mercado . O acesso ao mercado e ao lucro é cada vez maior para as empresas que não poluem , deixam de poluir ou o fazem em menor escala.
As empresas que pensam diferente não monitoram os riscos ambientais, visando somente aumentar lucros.
Nos Estados Unidos observa-se atualmente que sua visão sobre gestão ambiental mudou bastante , onde :
- procura evitar problemas resolvendo-os rapidamente quando necessário evitando gastos desnecessários - procura um sistema mais formal conforme a necessidade de gestão
- procura organizar de forma a atender as normas e ainda solucionar problemas que não fazem parte , mas que são importantes. Mas em países em desenvolvimento onde a legislação ambiental são mais brandas, observa-se que :
- são polos atrativos de empresas sujas, produzindo produtos onde geram muita poluição
- ausência de controle e lucro.
ENFOQUES DAS NORMAS ISO DE GESTÃO AMBIENTAL
Os objetivos que compreendem a série ISO 14000 e respectivas normas complementadoras levaram ao surgimento de diferentes focos na sua aplicação agrupando-se em dois enfoques básicos: organização e produto/processo.
Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001 e ISO 14004)
A norma ISO 14001 é a única da série que permite que a certificação seja efetuada por terceiros (certificadoras), auditado sob a forma de requisitos obrigatórios de um Sistema de Gestão Ambiental. Embora seja uma norma que visa à orientação apresenta um caráter não certificável, fornecendo apenas importantes informações para a implantação dos requisitos da ISO 14001. No ano de 2004, essa norma (ISO 14004) teve sua eficiência reduzida no controle ambiental.
Auditoria de SGA (ISO 19.011)
Estas normas estabelecem os requisitos e procedimentos gerais dos auditores e das auditorias de um Sistema de Gestão Ambiental certificável, fornecendo subsídios determinantes para a implantação do