Pêndulo Simples
PÊNDULO DE SIMPLES (MATEMÁTICO)
Curso: Ciências da Natureza com Habilitação em Física Autores: Ellen C. da Rocha e Giovane S. Teixeira Disciplina: Ondulatória e Óptica Professor: Luiz Dirceu Tomaz Junior Data do exper.: 13 de maio
Maio de 2014
SUMÁRIO
PÊNDULO SIMPLES
1. Resumo
Para compreensão do experimento do pêndulo simples ou matemático definiremos como sendo um sistema físico idealizado, formado por uma massa M (pontual) e um cordão inelástico e sem massa conforme mostra a Fig. 01.
O corpo é deslocado de sua posição de equilíbrio, passando a oscilar, teoricamente esse movimento não é harmônico simples, pois a trajetória do centro de massa do corpo oscilante não é retilínea. No entanto se o corpo for deslocado de maneira que o fio forme ângulos pequenos com a vertical (ø˂20º), essa trajetória será aproximadamente retilínea e o movimento poderá ser considerado harmônico simples. O tempo gasto numa oscilação completa, ou seja, o tempo para o objeto ir de uma posição qualquer e voltar à mesma posição é denominado de período (T).
Figura : Pêndulo oscilando
Fonte: http://idelfranio.blogspot.com.br/2010/09/0106-o-periodo-de-um-pendulo-simples_11.html.
Quando o pêndulo se movimenta em pequenas oscilações com ângulos pequenos entre 0º e 20º, adiantamos que a relação entre o período (T), e o comprimento do fio, é dada, em muito boa aproximação, por T = .
2. Objetivos
O objetivo nesta parte da atividade é compreender a lei do pêndulo simples para pequenas oscilações e observar que a frequência e o período de oscilação não dependem da massa do pêndulo e, para pequenas oscilações