Pêndulo Físico
DEPARTAMENDO DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA QUÍMICA
PÊNDULO FÍSICO
NOME DO ALUNO
ILHÉUS – BAHIA
2014
NOME DO ALUNO
PÊNDULO FÍSICO
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET833 – FÍSICA EXPERIMENTAL II. Turma P18. Dia de execução do experimento: 21/08/14.
Professor: Fermin Velasco
ILHÉUS - BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O pêndulo físico, ou pêndulo composto, é qualquer sistema suspenso por um ponto de sustentação, que pode girar em torno de um eixo horizontal que passa por este ponto. Ele compreende uma vasta gama de situações reais, e não se sujeita às condições quase ideais definidas para o pêndulo simples. [1].
Ao contrário da situação ideal que se observa quanto ao estudo do pêndulo simples, o pêndulo físico (um pêndulo real) apresenta uma repartição bastante complicada de sua massa. No pêndulo simples, o centro de massa do sistema está, na maioria dos casos, no centro de massa do corpo de prova. Isto não ocorre em um pêndulo real, pois o centro de massa está deslocado pelo objeto.
A Figura 1 apresenta o exemplo de um pêndulo físico.
Figura – Pêndulo Físico.
Fonte:http://www.ucg.br/ucg/prograd/graduacao/ArquivosUpload/43/file/Caderno%20de%20LAB%20%20F%C3%ADsica%20II/AULA%2004_P%C3%AAndulo%20F%C3%ADsico.pdf
O Centro de Massa do corpo está situado a uma distância d do ponto de sustentação (eixo de rotação). Na posição de equilíbrio, quando o pêndulo está na vertical, o ponto do centro de massa está localizado abaixo do ponto de sustentação ao longo da linha vertical. Quando o corpo oscila, seu deslocamento em relação à vertical é descrito pelo ângulo θ como indicado no desenho [2]. Considere o corpo de prova com massa m.
Sendo d a distância do eixo de rotação ao