Pão de acucar
Matrícula: 28140780
Continuação Atividade 2
"As empresas multinacionais não brasileiras percebem que o mercado brasileiro cresce mais do que seus mercados de origem. Portanto, elas não deixarão de arriscar uma entrada no Brasil. Naturalmente, além do crescimento, a entrada em outro país dilui os riscos dos mercados em que atuam. Ao mesmo tempo, elas sabem que existe espaço para a consolidação do setor. Em suma, a concorrência ficará mais acirrada"
Avalie se a internacionalização é uma opção recomendada para a empresa objeto do estudo de caso, justificando sua resposta.
Resposta: No caso do Grupo Pão de Açúcar, a internacionalização seria uma forma de a empresa alavancar seu crescimento. As empresas que iniciam seu processo de internacionalização tem um crescimento considerável perto das empresas concorrentes que não se internacionalizaram. Além dos ganhos financeiros, em consequência do aumento das vendas, a vantagem do Grupo Pão de Açúcar será a melhoria da competitividade no mercado interno, uma vez que as exigências quanto a qualidade de seus produtos, os mesmos se tornam mais competitivos tanto no mercado externo quanto interno.
O grupo terá um aumento das vendas e dos lucros, uma vez que quando se consegue explorar um novo mercado externo, ocorre o aumento da demanda por seus produtos, e com isto reduz os custos fixos da produção. Além de obter vantagens na aquisição de algumas variáveis, como a matéria-prima, aumentado assim além das vendas, o lucro.
Outro fator importante será a diminuição da dependência do mercado interno. Com a exportação dos produtos, a empresa fica menos vulnerável às mudanças drásticas de demanda do mercado interno.