Puxando o tapete
Pergunta
Meu nome é Rogerio, tenho 23 anos e estou trabalhando numa firma há 4 meses. Lá tem um funcionário que quer puxar o meu tapete. Vive fazendo críticas ao meu trabalho e, pior: fala pras outras pessoas não pra mim. Já fui tirar satisfações, mas ele diz que não falou nada, que eu tô viajando. Tem horas que penso em bater no cara ou pedir as contas. A situação esta se tornando cada vez mais complicada. O que eu faço? Resposta Primeiro, se o seu colega não fala diretamente com você, como é que você fica sabendo que ele está falando mal do seu trabalho? Cuidado com pessoas que ficam levando esse tipo de informação para você. Desconfie de pessoas, supostamente bem intencionadas, e que se presta a esse papel de leva-e-traz. Lembre-se de que quem conta um conto, aumenta um ponto.
Então, para resolver essa situação, pare de ouvi-los. Se ele querem mesmo te ajudar eles também devem parar de ouvir o amigo da onça.
De agora em diante você só vai se incomodar com o que te atingir diretamente. É como você estar dirigindo e, a parar no cruzamento encostar atrás de você aquele motorista apressadinho buzinando na sua traseira. Você simplesmente ignora a buzina e cruza no momento que der e com toda a segurança.
Segunda coisa. Contra fatos não existem argumentos. Se você está vivendo momentos de tensão porque existem indícios de que estão criticando o seu trabalho pelas suas costas a dica é: aprenda a fazer o seu diário de bordo. Poucas coisas podem ser mais úteis profissionalmente do que este hábito. Compre um caderno e vá anotando tudo que você tem para fazer e tudo que você faz ao longo dia. Seja o mais detalhista possível. Coloque a data e hora de cada evento que aconteceu com você. E não se esqueça de anotar os nomes das pessoas que conversaram com você neste período. Com essas informações você faz um relatório da sua produção, e ao final de cada mês você entrega uma cópia para seu chefe. Pronto. Igual alho para vampiros, esse