Pun O Lombar 1
Punção Lombar
Trata-se de um procedimento dos mais corriqueiros em
Pediatria.
Tem por finalidade a retirada de líquido cefalorraquidiano, para exames laboratoriais ou descompressão do sistema e para infusão de medicamentos.
Informações imediatas como, pressão, aspecto e cor do líquor, além de, por análises bioquímicas e outras, estabelecem, geralmente a origem da agressão ou problema. 2
Punção Lombar
Anestesia
Hoje, é mandatório o estabelecimento de anestesia locoregional (lidocaína 1%), além de em crianças maiores se estabelecer, até mesmo, uma sedação sistêmica (benzodiazepínicos de curta duração, midazolam), caso a situação neurológica do pequeno paciente permita.
3
Punção Lombar
Crescimento Medular
8 sem
24 sem
Nascimento
Ao nascimento, a extremidade da medula espinhal encontra-se no corpo da terceira vértebra lombar, com a cauda equina extendendo-se distalmente. Com o crescimento, estabelece-se um crecimento maior da coluna espinhal em detrimento da medula, sendo que no adulto jovem a ponta da medula encontrase na primeira vértebra lombar.
Adulto
4
Punção Lombar
Ponto de Acesso
Tanto em crianças quanto em adultos, o terceiro ou quarto espaços lombares são os preferidos, sendo que L2-L3 e
L4-L5 podem ser utilizados. No
RN, em função da ponta medular encontrar-se em uma posição inferior, a posição L4-L5 é considerada uma alternativa segura, quando não consegue se estabelecer-se a punção em L3L4.
5
Punção Lombar
Ponto de Referência
O ponto exato de introdução da agulha encontra-se na junção de uma linha que passa pela linha transversa que une o ponto superior das cristas ilíacas e a coluna espinhal;
Essa linha estabelecerá o ponto referente a Quarta vértebra lombar, portanto, identificando a L3-L4.
6
Punção Lombar
Material
Uma bandeja com material para punção deve conter, além do material para anestesia local , agulhas 40 x 7 ou 40 x8 e
80 x 8 ou 100 x 10 (crianças abaixo e acima de cinco anos,
respectivamente),