PUC Revis O Gramatical I
Disciplina: Revisão Gramatical I
Questão 1 mergulho: adjetivo todos: pronome indefinido torrente: substantivo nos: pronome oblíquo contra: preposição escrevinham: verbo potente: adjetivo quando: conjunção nos: preposição + artigo súbitos: adjetivo em transe: locução adverbial mais: pronome desse: preposição + pronome meio: substantivo algo: substantivo a: preposição desamparados: adjetivo ainda que: locução conjuntiva
Questão 2
Contra: preposição – critério morfológico pois a palavra não flexiona e é invariável.
Potente: adjetivo – critério semântico, pois a palavra potente qualifica a palavra linguagem na frase.
Escrevinham: verbo – critério morfológico, afinal podemos flexioná-lo em número, pessoa, tempo e modo.
Questão 3)
Porque a classificação tradicional descreve os adjetivos como a classe que expressa qualidade enquanto que os substantivos são “nomes de coisas”. Entretanto palavras como jovens e brasileiros se comportam de maneira semelhante. Logo, nas frases explicitadas na questão 3, temos dificuldade na identificação pois tanto jovens como brasileiros podem tanto ser nome de coisa como ser qualidade, isto significa dizer que podemos classificá-los como substantivo ou adjetivo. Assim para precisarmos se pertencem a uma categoria ou outra utilizando os conceitos da classificação tradicional é impossível, pois temos de recorrer a outros critérios para tal certeza, como por exemplo, o sintático, a posição da palavra na frase.
Questão 4) O pronome demonstrativo aquilo na frase (a) refere-se ao pronome em si, cujo comportamento catafórico no texto remete a um termo posterior. A não acentuação deve-se ao fato de que a palavra aquilo em português ortograficamente é isenta de acento. Na frase (b) o pronome aquilo está craseado para indicar que houve fusão entre a preposição a, requerida pela regência do verbo dar – dar algo à ou para alguém – e o pronome demonstrativo aquilo.