Publisher
O Microsoft Publisher consegue importar uma vasta gama de media baseada no computador para os documentos (e não apenas para imagens), por exemplo, pode agrupar sons e animações em documentos electrónicos que tenciona publicar no World Wide Web, para isso é conveniente conseguir distinguir o vários tipos de gráfico.
Categorias de Gráfico
Os formatos de ficheiro podem ser distinguido nas seguintes categorias: * Imagens de Mapa de Bits (ou quadricula) * Imagens de vectores (ou de desenho)
Existem vantagens e desvantagens em relação a cada uma destas: * Como por exemplo na capacidade de ampliação, se for uma imagem de bits é pobre, visto que quando é aumentada, a imagem cria um padrão irregular – aliasing - em forma de escada, como podemos ver na imagem ao lado. * O mesmo não se acontece se fosse uma imagem de vectores, podendo aumentar ou alterar as respectivas proporções de imagens sem reduzir a qualidade. Um caso especial: O formato Eclapsulated PostScript
Este é um formato de gráficos que pode conter imagens de vectores e imagens de bits, sendo as informações guardadas na linguagem da impressora PostScript. Se pretende imprimir uma publicação com muitas fotografias e desenhos, deve considerar imprimir numa impressora PostScript pelas seguintes razões: * Os comandos de PostScript podem criar imagens de vectores complexas de um modo diferente. * O mesmo documento PostScript que enviar para uma impressora a laser de 600 ppp, será impresso a 1200 ou 2400 ppp nas máquinas existentes no serviço de impressão, ou seja, pode imprimir provas exactas da sua publicação antes de a enviar para uma impressora comercial, para reprodução da qualidade profissional.
Importar imagens
Na seguinte tabela podemos clarificar melhor o tipo de imagem para as suas publicações e os comentários sobre a sua utilização.
Nome do Formato | Tipo de Imagem | Extensão do Ficheiro | Comentário |