publicidade
A definição
A palavra Retórica (originária do grego rhetoriké, "arte da retórica", subentendendo-se o substantivo téchne ) tem sido entendida historicamente em acepções muito diversas. Em sentido lato, a retórica se mistura com a poética, consistindo na arte da eloqüência em qualquer tipo de discurso.
Arte de bem falar, de demonstrar eloqueência diante de um público para conquistar para nossa causa. Estudo dos discurso ou as técnicas de persuasão. Argumentação, raciocínio cuja finalidade é peersuadir
envolve a prática ou aplicação de técnicas persuasivas em discursos dirigidos a certo público de ouvintes ou leitores
O estatuto da palavra entre os gregos demonstra bem a importância que o contexto sócio-político exerceu no desenvolvimento da arte retórica.
O poder da palavra sempre exerceu um papel preponderante em todos os momentos da vida em sociedade, seja na realidade política ou no exercício do direito, seja no espaço da religião ou da ciência. As grandes decisões políticas, as discussões filosóficas e religiosas, as controvérsias científicas e os embates judiciais configuram situações em que a prática apurada da expressão verbal tem demonstrado sua importância e influência. Não pelo simples falar ou comunicar do cotidiano, mas pelo exprimir com clareza, coerência e vigor, em busca de fazer predominar um pensamento, idéia ou opinião enquanto posições verdadeiras, aceitáveis, úteis ou vantajosas.
o decorrer de sua história, a retórica foi valorizada por seu aspecto educativo, por aperfeiçoar o ser humano em suas capacidades comunicativas, por elevar o espírito com o domínio do verbo, e por constituir um canal de status e poder na sociedade. Por outro lado, ela foi bastante