Publicidade X Fotografia
Uma imagem diz mais que palavras
Desde a antiguidade, os seres humanos buscavam formas de se comunicar com seus semelhantes, constituindo assim formas de linguagem, como a escrita, pintura e gravuras em paredes ou rochas, linguagens verbais ou não verbais, ou seja, que não contem escrita. Com as imagens também houve semelhanças pois elas foram criadas com um intuito de transmitir algo, isso se comprova nas pinturas e gravuras de desenhos encontrados em rabisco nas rochas das cavernas nos anos de 4000 A.C.
Com o surgimento da publicidade, foi exatamente igual, notando que ao longo da historia publicitária, vários anunciantes podiam transmitir qualquer mensagem, dispensando a linguagem verbal, fazendo assim com que o receptor da mensagem traduzisse o que o autor gostaria de expressar apenas com uma imagem.
Uma imagem é tão significativa que vale por muitas palavras é como diz aquele vlho ditado que para um bom entendedor meia palavra basta como diz (Santaella & Noth). Sendo assim quando uma imagem é bem elaborada ela consegue transmitir seu recado mesmo não contendo escrita alguma, agindo com o emocional da pessoa que leva a pensar sobre o que se refere tal imagem.
A imagem é responsável por boa parte do esforço da comunicação de marca para atingir seu consumidor, seja em jornais, revistas, internet ou outdoor. Para conseguir esse efeito, é essencial que o fotografo consiga captar através da luz filtros, cenários e personagens, gerando impacto em quem a vê. As pessoas costumam apreciar o que é belo, porem na publicidade a fotografia/imagem se encaixa em algo concreto pois precisa dar sentido a mensagem a ser transmitida, pendendo assim para o lado emocional, fazendo com que algo nos emocione ou impacte.
Falarem publicidade sem assimilar fotografia é impossível, as agencias e seus clientes buscam cada vez mais a satisfação de suas necessidades em estúdios, conciliando cada vez mais imagens a publicidade, seja apenas com uma simples