Fotografia publicitária
Trabalho de Fotografia Publicitária
Tudo sobre fotografia publicitária
Toledo, Abril de 2013
Inicialmente, a fotografia é uma representação bidimensional da realidade. A fotografia publicitaria tem como objetivo vender um produto, propagar uma idéia, sendo nela possível a manipulação da imagem, diferentemente da fotografia jornalística, que requer veracidade e objetividade. Na publicidade é importante vender, promover e conquistar consumidores e, para isso, tudo é válido. Nela são usadas técnicas que destaquem o produto, como o foco, a luz, o ângulo, composição, o plano de fundo e até a representação de movimento. Existem vários tipos de luz: Luz frontal, Contraluz, Luz direcionada, Luz dura, Luz difusa, Light Painting, etc. Luz frontal: a fonte de luz fica atrás da objetiva, gerando sombras reduzidas.
Contraluz: A luz fica atrás do assunto. A exposição pode ser regulada a fim de realçar detalhes, ou para transformar algo em silhueta, deixando o fundo em destaque.
[pic]
Luz direcionada: Fica a critério do fotógrafo um lugar específico: lateral, esquerda, direita, cima, baixo. Tudo depende do efeito desejado.
Luz dura: Uma luz direta. Ela cria sombras bem definidas e é comumente usada para criar imagens dramáticas.
[pic]
Luz difusa: É mais suave, filtrada, bem distribuída.
[pic]
Light Painting: A luz não é fixa, o fotógrafo literalmente “pinta com a luz”.
[pic] Na fotografia publicitária, é necessário considerar qual o tipo de mídia em que o anúncio será veiculado, para assim acertar na qualidade da imagem. Os tipos de mídia são variados: internet, impresso, ourdoor, etc. Além da qualidade da resolução, muda também a linguagem visual e o público alvo. Existem etapas básicas para a produção fotográfica na publicidade, que são definir a foto; qualidade x mídia; local e o ISO. Por ser uma