Publicidade no terceiro setor
O terceiro setor reúne 300 mil organizações não governamentais no Brasil e para manter as atividades e iniciar novas ações se faz necessário à busca pela melhor forma de comunicação para cada tipo de público. Entre as diversas conclusões, ressalta-se a de que a agência de publicidade só poderá ser considerada parceira das entidades do terceiro setor se produzir campanhas baseadas em planejamento estratégico com foco nos resultados, assim como o faz para as empresas. As organizações do Terceiro Setor representam, fundamentalmente, a busca do desenvolvimento de uma sociedade fundada nos valores da democracia, liberdade, igualdade, participação e solidariedade. Insertas nesta vocação, importante é que as ONG´s estejam sintonizadas com a sociedade e seu universo e, especialmente, que se incluam no mundo digital e dele partilhem para que possam continuar a prover as necessidades sociais e a minimizar os impactos decorrentes.
Atualmente, o Terceiro Setor está sendo bastante estudado por ser uma área nova, tanto no Brasil quanto no mundo, e verdadeiramente multidisciplinar. O desenvolvimento econômico é de fundamental importância num sistema capitalista, esse desenvolvimento representa transformação quantitativa e qualitativa das relações econômicas decorrentes de processo de acumulação particular de capital. As ações desencadeadas no sentido de minimizar as aflições dos que vivem às margens da sociedade não são dádivas do Estado, mas, sobretudo, de iniciativas privadas das chamadas entidades não governamentais, criadas para preencher as lacunas deixadas pela Política Social. Portanto, o objetivo do presente estudo foi situar a questão da legislação diante do Terceiro Setor, o qual se abre como perspectiva para empregabilidade e contratação de modo geral.
Marketing, comunicação e relacionamento são peças importantes em todos os setores da economia. Porém, no terceiro setor - composto por ONGs, instituições religiosas, beneficentes