puberdade masculina
Até os 10 ou 11 anos meninos e meninas crescem e, passam pelas mesmas transformações e mais ou menos pelos os mesmos problemas. A partir daí as coisas começam a se desenvolver de um jeito diferente. Isso porque seus corpos precisam se preparar para novas funções
Durante a puberdade, fase que tem uma duração de quatro anos mais ou menos,ocorre mudanças físicas e psicológicas, por ser uma etapa de passagem da criança que existia para a mulher ou homem que virá a ser.
O QUE É PUBERDADE?
A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se fisica e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência. Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pelos, crescimento dos testículos e aparecimento dos seios.
A PUBERDADE NOS MENINOS
O marco principal da puberdade para os homens é a primeira ejaculação, que ocorre em média aos 13 anos. No século 21, a idade média em que as crianças atingem a puberdade é menor em comparação com o século 19, quando era de 16 anos para meninos. Isto é, possivelmente, devido aos produtos químicos em alimentos que não haviam no passado.
Os hormônios sexuais se diferem para os homens e as mulheres, mas não são totalmente exclusivos de cada sexo. Nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios a testosterona e nas mulheres o ovário fabrica o estrógeno. As gônadas e as suprarrenais de ambos os sexos produzem o estrógeno e testosterona, mas é variável a quantidade. As características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos.
A puberdade também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual. Tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas mas,