pteritroficas

1248 palavras 5 páginas
Colégio estadual Doutor Camargo- Ensino Médio
Matéria: Biologia

Plantas Pteridófitas

Alunos: Felipe Gonçalves Nª: 08 Larisse Lima Nª: 11 Vinicius Szabo Nª: 16 Davi Martins Nª: 19
Professora: Cleide Marcusso
Serie: 2ª “C”

Doutor Camargo
2013

Introdução
As pteridófitas são vegetais pertencentes à divisão das traqueófitas, pois são os primeiros vegetais a apresentarem vasos condutores, do tipo xilema e floema, para condução de seiva bruta e elaborada, respectivamente.
O aparecimento dos vasos condutores possibilitou uma maior diversidade de formas, desde plantas herbáceas até arborescentes de grande porte.
São os primeiros vegetais a conquistarem o ambiente terrestre, pelo fato de terem um mecanismo mais eficiente de condução de seiva bruta e elaborada.

Plantas Pteridófitas

As pteridófitas (samambaias, avencas e selaginelas)
São plantas terrestres de lugares úmidos, algumas vivem em água doce e não há espécies marinhas. Apresentam vasos para transporte de seiva (floema e xilema); são, portanto, plantas vasculares (traqueófitas).
Nas pteridófitas existe uma nítida metagênese (alternância de gerações) em que o esporófito representa o vegetal verde, complexo e duradouro, e o gametófito, uma planta verde, pouco complexa, transitória (vida curta), podendo ser monóica ou dióica. O gametófito também recebe o nome de prótalo.
Esporófito: é a planta mais desenvolvida e consta de raiz, caule e folha. Não forma flores, frutos e sementes.

Raiz: geralmente adventícia (origina-se do caule) e fasciculada. Apresenta floema e xilema.

Caule: geralmente subterrâneo, crescendo paralelamente à superfície do solo, do tipo rizoina. As vezes, ereto, podendo ou não apresentar ramificações. Na estrutura interna, ocorre uma casca, revestida pela epiderme e, centralmente, um cilindro vascular. Os feixes

Relacionados