Pteridófitas
Sobre as plantas Pteridófitas
O que são as plantas
Pteridófitas?
São vegetais terrestres, com tecidos verdadeiros, inclusive os de condução. Foram os primeiros vegetais a formarem grandes florestas que dominam.
Não têm flores, frutos ou sementes e seus órgãos reprodutores também são os anterídios e arquegônios.
Possuem alternância de gerações obrigatória onde, a fase perene e mais desenvolvida é o esporófito, formado por raízes, caules e folhas; a fase gametofítica é pequena e tem vida curta.
Evolução das plantas
Pteridófitas:
As plantas pteridófitas evoluíram a partir dos musgos
(Briófitas) há uns 400 milhões de anos e hoje se espalham por todos os ambientes úmidos e florestas do planeta.
As pteridófitas foram os primeiros vegetais que conquistaram os ambientes terrestres realmente secos.
As pteridófitas preferem, em geral, os ambientes úmidos e temperados. Várias delas são umbrófilas. Isto é, vivem bem em ambientes mal iluminados e sombreados pelas árvores.
Como é a estrutura de uma planta Pteridófita?
Pteridófitas possuem rizoma: tipo de caule semelhante a uma raiz, subterrâneo ou localizado bem próximo ao solo, quase imperceptível. Têm, ainda, folhas divididas em folíolos, sendo que as mais jovens, denominadas báculos, se apresentam enroladas. Em muitas espécies, tais estruturas, quando mais adultas, apresentam soros distribuídos na face inferior. Soros possuem esporângios contendo células-mãe dos esporos. Por meio de divisões meióticas tais células dão origem a esses últimos.
Como é a estrutura de uma planta Pteridófita? II
Esporos, em substrato úmido, se desenvolvem e passam a ser denominados “prótalos”. Nestes, há uma região masculina e outra feminina. Geralmente, com a ajuda da água de chuva, sereno, dentre outros, os anterozoides
(gametângios masculinos) se dirigem à oosfera
(gametângio feminino), ocorrendo a fecundação. A partir do zigoto, desenvolve um