PTC TRAB
Introdução 2
Objetivos 5
Metodologia 6
Entrevista com funcionários do Zoológico 6
Entrevistas com funcionários da Zoonose 7
Cronograma 8
Justificativa 9
Referências 10
Introdução
O ambiente natural dos animais selvagens está cada vez mais reduzido devido ao acentuado e acelerado processo de urbanização do Brasil, principalmente das capitais.
Isto tem tornado cada vez mais frequentes os acidentes com animais selvagens envolvendo fatores da urbanização, como ataques por animais domésticos (que vivem em construções em meio à natureza), além de atropelamentos e agressões por seres humanos.
Um dos acidentes mais comuns são os choques elétricos, ocasionados por linhas de transmissão em postes, mas também por fiações expostas.
À partir da realização de estudos relacionados às lesões causadas pela corrente elétrica, foram detectadas de diferentes formas, como cutâneas e musculares, afetando também os sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso e em particular, os rins. (Pereira, 2011)
Para tentar reverter a situação e impedir o contato dos animais com a eletricidade, é preciso fiscalizar para não deixar fios expostos e assim, garantir a segurança das diferentes espécies animais observadas nas paisagens urbanas.
Ao longo da intervenção urbana do homem, a fauna de cada lugar fica sujeita à inúmeras mudanças em suas atividades naturais, sendo assim esquecida.
Um dos principais animais cujos hábitos foram modificados em relação ao meio urbano é o pombo (Columba livia doméstica).
Esse animal, de origem da espécie selvagem do "pombo das rochas", acabou se adaptando facilmente com o meio urbano, já que as construções acabam lembrando estruturas da natureza onde viviam.
Na maioria dos centros urbanos, a reprodução do pombo é afetada pela disponibilidade de alimentos, o que possibilita o aumento na proliferação da ave.
Isso acontece graças à falta de seleção alimentar, já que a comida é oferecida de maneira diversificada, composta em sua maioria, de