PT01
Esses processadores podem dividir a mesma tarefa entre cada nucleo, e tambem podem processar diferentes aplicações de forma paralela.
Eles proporcionam uma performace muito melhor em um ambiente que exige multitarefa. (Softwares de compactação de arquivos, multimidia, etc).
O sistema operacional trata cada um desses nucleos como um processador.
Eles podem transferir maior quantidade de dados por pulso de clock, o que acarreta em um consumo de energia mais eficiente:
Barramento externo de 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.066 MHz (266 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.333 MHz (333 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) ou 1.600 MHz (400 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock).
Alem de 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instruções) por núcleo.
O aumento da utilização dos recursos computacionais fornecidos por processadores multicore requerem ajustes, tanto para o sistema operacional de apoio quanto para o software aplicativo já existente.
A capacidade dos processadores multicore depende da utilização de vários segmentos dentro das aplicações para aumentar o desempenho da aplicação.
Quatro Núcleos:
Nos processadores de quatro núcleos, cada par de núcleos tem seu próprio cache, compartilhado entre os dois núcleos mas independente dos outros dois.
Não existem tantos softwares que usem a capaidade dos quatro nucleos, a programação desses softwares com multithreading se torna mais complicada de acordo com o aumento de núcleos em um mesmo procesador.
Em comparação com o dual core, o quad core é capaz de oferecer melhores desempenhos, mas tudo depende da aplicação.
Nem todas as aplicações usam os quatro nucleos do processador então ele pode ser melhor aproveitado como a execução de softwares de desenhos técnicos, renderização 3D, cálculos complexos, codificação e edição de vídeos e faixas de áudio em